Culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o Mundo Árabe, do Iraque a Marrocos passando pelo Egito e pelos países do Levante, entre outros. Também foi influenciada pelas culinárias vizinhas, como da Turquia, Paquistão, Irã e Índia, além dos hábitos alimentares dos berberes e de outros povos e culturas que habitavam estas regiões antes do processo de arabização cultural empreendido pelos árabes durante a chamada expansão islâmica.
Originalmente, os árabes da península Arábica baseavam sua alimentação numa dieta de tâmaras, trigo, cevada, arroz e carne, com pouca variedade e uma ênfase em produtos similares ao iogurte, como o labneh (لبنة). À medida que os povos semitas indígenas da península se expandiram pelo Oriente Médio e pelas regiões vizinhas, seus gostos e ingredientes também se alteraram.
Originalmente, os árabes da península Arábica baseavam sua alimentação numa dieta de tâmaras, trigo, cevada, arroz e carne, com pouca variedade e uma ênfase em produtos similares ao iogurte, como o labneh (لبنة). À medida que os povos semitas indígenas da península se expandiram pelo Oriente Médio e pelas regiões vizinhas, seus gostos e ingredientes também se alteraram.
Ingredientes dos árabes
- Carne: carneiro e frango são as mais usadas. Também se consomem outros tipos de aves, carne bovina, carne de cabrito e de camelo e, nas áreas litorâneas, peixe. Carne de porco nunca é comida - para os árabes muçulmanos é tanto um tabu cultural quanto um alimento proibido pela lei islâmica. O mesmo não se aplica a árabes cristãos.
- Laticínios: muito utilizados, especialmente as variedades do iogurte e o queijo branco. Manteiga e creme de leite também são utilizados sem cerimônia.
- Ervas e especiarias: menta e tomilho (muitas vezes, numa mistura chamada de za'atar) estão sempre disponíveis e são usados com muita frequência; a quantidade e os tipos variam de região para região. Muitas das especiarias utilizadas na culinária árabe também são usadas na culinária indiana; isto é resultado de um comércio intenso ocorrido historicamente entre as duas regiões. Algumas das especiarias utilizadas são o gergelim, o açafrão, o açafrão-da-índia, o alho, o cominho, a canela e o sumagre. Uma mistura de especiarias muito comum é o baharat.
- Bebidas: bebidas quentes são mais consumidas do que as frias; o café ocupa o topo da lista, especialmente nos países do golfo Pérsico, embora o chá seja servido na maioria dos países árabes. No Egito o chá é a bebida mais importante.
- Grãos: o arroz é um alimento básico, usado para a maior parte dos pratos, e o trigo é a principal fonte usada nos pães, também muito consumidos. O bulgur e a semolina também são muito utilizados.
- Legumes: as lentilhas são amplamente consumidas, juntamente com as favas e o grão-de-bico.
- Frutas e outros vegetais: esta culinária também utiliza muito diversos vegetais, como por exemplo o pepino, a berinjela, a abobrinha, o quiabo, a cebola além de frutas, especialmente as cítricas. Estes vegetais costumam ser usados como temperos ou entradas. Azeitonas são importante na culinária árabe, juntamente com tâmaras, figos e romãs.
- Nozes: pinhões, amêndoas e pistaches são muito consumidos.
- Folhas verdes: a salsa e a hortelã são populares como temperos em diversos pratos, enquanto o espinafre e o córcoro(chamado de molokhia, em árabe) são usados noutros.
- Molhos: os mais populares incluem diversas combinações de azeite, suco de limão, salsa, alho e tahini (pasta de gergelim). O labaneh, uma espécie de iogurte mais fino, costuma ser temperado com hortelã, cebola e alho, e servido como molho em diversos pratos.
Receitas de Comida Árabe
Arroz Sírio
Prep time:
Cook time:
Total time:
- 1 xícara (chá) rasa de macarrãozinho tipo cabelo-de-anjo
- 6 xícaras (chá) de água fervente
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 3 colheres (sopa) cheias de manteiga
- sal
Modo de Preparo:
- Lavar o arroz e deixar de molho na água fervente por cerca de 2 horas.
- Em uma panela colocar a manteiga para derreter enquanto isso escorra bem o arroz.
- Assim que a manteiga estiver derretida adicionar o macarrãozinho e deixar para dourar.
- Depois colocar junto o arroz e refogar todos os ingredientes juntos.
- Quando o arroz estiver bem refogado coloque água fervendo e sal de acordo com seu gosto.
- Deixar cozinhando no fogo mais baixo.
- Servir em seguida com o acompanhamento de sua preferência.
____________________________________________________________________
Prep time:
Cook time:
Total time:
Ingredientes:
- 2 cebolas médias picadas;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- ¼ de xícara de snubar (se preferir);
- 150 g de amêndoas torradas ou castanha de caju;
- 1 frango com 2 kg, cortado nas juntas;
- 2½ xícara de arroz escolhido, lavado e escorrido;
- 250 g de patinho moído;
- 1 colher de sopa de óleo;
- 2 dentes de alho;
- Sal e pimenta síria;
- Pau de canela;
- 1 limão.
Modo de Preparo:
- Em uma panela grande, coloque o frango, esfregue com o limão, adicione o alho, a cebola e a canela, cubra com água, adicione sal e pimenta síria;
- Cozinhe em fogo baixo até o frango ficar macio; tire o caldo, coe e reserve;
- Desfie o frango cozido e reserve em uma estufa ou um lugar quente;
- Frite o arroz em uma panela aquecida com óleo e manteiga;
- Adicione o patinho e frite até pegar cor;
- Despeje 5 xícaras do caldo do frango coado e prove o sal;
- Cozinhe tudo em fogo baixo até ficar mole, se preciso, despeje mais caldo;
- Despeje o arroz no refratário que irá servir, e cubra com o frango quente;
- Arrume as amêndoas por cima, salpique canela e pimenta síria;
- Sirva com coalhada árabe.